Ações de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama serão promovidas pelo HFG/IBRAPP – Campanha Outubro Rosa 2018

Ações voltadas para a prevenção e combate ao Câncer de Mama serão promovidas e realizadas pelo Hospital Frei Gabriel ao longo de todo o mês de Outubro.  O IBRAPP – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, entidade gestora do HFG, realizará várias ações no sentido de alertar a população de Frutal sobre a importância da prevenção para com o combate ao Câncer de Mama.  A Campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa será aderida pelo segundo ano consecutivo no Hospital Frei Gabriel.

A abertura da Campanha Outubro Rosa aconteceu no dia 01/10 no Ambulatório do HFG e contou com as presenças de autoridades locais, com destaque para a Prefeita Municipal Maria Cecília Marchi Borges, a Secretária de Saúde Marília Gonçalves, o comandante da Polícia Militar Major Ivanildo Gomes dos Santos além dos gestores hospitalares Fábio Daniel e Avanélio Rodrigues. Os gestores iniciaram a campanha Outubro Rosa destacando a grande preocupação do IBRAPP em realizar campanhas de conscientização. “Pelo segundo ano consecutivo estamos aderindo a campanha mundial de prevenção e combate ao Câncer de Mama aqui no HFG. Se compararmos ao ano anterior, este ano haverá uma extensa programação. Serão oferecidas palestras, orientações sobre o autoexame assim como serão realizados atendimentos médicos em local de grande circulação na região central da cidade de Frutal, conhecida como Calçadão”, informou Fábio Daniel.

Após a fala dos gestores, a programação da campanha se iniciou com a realização de palestra ministrada pelo médico Ginecologista Dr. Lúcio Fernando Afonso, onde o mesmo pôde repassar ao público presente a importância de estarmos sempre atentos aos sintomas do câncer. Na oportunidade, Dr. Lúcio enfatizou a importância de uma alimentação saudável e a adesão a prática de exercícios físicos para a prevenção do câncer.  De acordo com médico, pesquisas científicas mostram que o desenvolvimento de tumores está relacionado ao comportamento sedentário e que com a adoção de medidas simples poderemos reduzir a incidência do câncer de mama. Procurar um profissional de saúde ao sinal de qualquer anormalidade, praticar atividades físicas, ter uma dieta equilibrada, manter uma alimentação saudável, evitar o fumo e a bebida além de realizar sempre o autoexame. Esses foram as orientações dadas pelo médico ao público presente.

Para a prefeita de Frutal Maria Cecília Marchi Borges, as campanhas de conscientização realizadas pelo IBRAPP/HFG em parceira com Secretaria de Saúde e com as Unidades Básicas são muito importantes pois ajuda a gerar na população a necessidade da busca pelo tratamento. “Nós comemoramos nesta semana 131 anos de nossa cidade e estamos trabalhando com muita dedicação, respeito e carinho pela saúde pública e aqui no Hospital Frei Gabriel tanto no ano passado quanto neste ano estamos tendo a oportunidade de ter um mês de reflexão. O Outubro Rosa vem fixar realmente a importância para o cidadão, em especial a mulher, que possa cada vez mais fazer o autoexame e sentir-se acolhida e protegida através dos nossos serviços”.

A Secretária de Saúde Marília Gonçalves também ressaltou a importância desta parceria com o IBRAPP para realização desta ação que tem por objetivo compartilhar informações sobre o Câncer de Mama e promover conscientização sobre a prevenção para com o diagnóstico precoce da doença. Salientou ainda a importância do exame de mamografia realizado pela secretaria passando também informações aos pacientes sobre como agendar os futuros exames e todo trabalho que está sendo realizado.Finalizando as ações da primeira semana, ocorreu na manhã do dia 02 uma segunda palestra, desta vez realizada pela Enfermeira do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) Patrícia Azevedo. Na oportunidade, Patrícia apresentou dados estatísticos e orientou os pacientes sobre os cuidados preventivos que tanto as mulheres quanto os homens devem se atentar. Explicou a importância de se autoconhecer e do exame de mamografia, orientando que em caso de percepção de nódulos todos devem procurar um especialista.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: