Moradores de Nova Ponte são surpreendidos por tornado de fogo

Fenômeno natural e potencialmente perigoso deixou assustados os moradores de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, a cerca de 76km de Uberaba. A cidade é uma das que tem sofrido com a incidência de incêndios nas últimas semanas e um tornado se formou em uma área de chamas em fazenda da região, deixando moradores preocupados. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso manter distância quando isso ocorrer.

O fenômeno foi registrado na Fazenda Caxuana no início de setembro, mas somente agora as imagens foram divulgadas. A região foi atendida pelo 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba e, segundo informações do comandante Anderson Passos, esse tipo de tornado se forma em condições climáticas severas. “O vento é muito forte, a temperatura é muito alta e o tempo muito seco. Não há o que fazer (para combater o tornado)”, explica. “Não é um ‘tornado de fogo’. Tecnicamente falando, é um tornado que passa por uma área que está incendiada. Então, ele suga o fogo para cima com a vegetação também”.

O militar faz alerta à população e orienta que não se deve aproximar de um tornado. “É manter a distância porque o comportamento de um tornado é errático e muito repentino, tanto a formação quanto o seu final. Ele termina como começou, de repente. Pode durar alguns segundos, ao contrário de um furacão que é um fenômeno de uma magnitude muito maior que pode ser monitorado ao longo de várias semanas, por exemplo”, detalha o tenente-coronel Passos.

O bombeiro explicou que outra área atingida pelo incêndio na mesma fazenda ainda tinha árvores de pé, o que provocou um “incêndio de copa”. O fogo avançou durante a noite. “Nesse incêndio queimaram milhares de hectares de pinus e de cana também. O prejuízo é milionário da fazenda de cana, da fazenda de pinus, eucalipto e outras plantações. Muitas monoculturas. São fazendas muito grandes de uma plantação sol”, informou.

Fonte: Jornal da Manhã /*Com informações do Estado de Minas

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: