Frutal tem um caso suspeito de sarampo em investigação pela SES

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado no dia 17 de agosto aponta que há um caso suspeito de sarampo em Frutal que ainda está em investigação, ou seja, aguardando as análises competentes. De acordo com o boletim, um outro caso suspeito na cidade já foi totalmente descartado.

Conforme os dados do documento, a SES já recebeu 30 possíveis casos no Triângulo Mineiro, sendo 27 deles descartados. Além do caso de Frutal há ainda dois casos em análise, sendo um de Uberlândia e outro de Uberaba.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença causa febre, manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, além de sintomas respiratórios e oculares.

Para prevenir o sarampo, uma campanha nacional de multivacinação está sendo realizada em todo o país para imunizar todas as crianças de 1 a 4 anos. A campanha de vacinação vai até o dia 31 de agosto.

O objetivo é estimular a atualização da caderneta de vacinas das crianças. A baixa cobertura vacinal de doenças como sarampo e poliomielite preocupa as autoridades. Quem for viajar para os estados de Roraima e do Amazonas, onde há registro da doença, precisa tomar a vacina 10 dias antes do embarque.

Nas crianças, são duas doses da vacina contra o sarampo. A primeira deve ser tomada aos 12 meses e um reforço com um ano e três meses de idade. Durante a campanha, a criança que já tomou as duas doses deve receber mais um reforço.

Com informações do G1/Triângulo

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: