Dnit confirma que mudará traçado da 262 para beneficiar trecho de Frutal a Iturama

Em reunião da diretoria colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), realizada na última terça-feira (7), foi confirmada a mudança de traçado da BR-262 em Minas Gerais em trecho de 140 quilômetros. A solicitação é do deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), que há mais de 10 anos trabalha por esta conquista. 

Com a mudança de traçado, a BR-262 agora passará por Frutal, Itapagipe, São Francisco de Sales e Iturama, onde atualmente é a MG-255. Oito quilômetros após Iturama, ela seguirá para o Estado de São Paulo, passando pela Usina Hidrelétrica de Água Vermelha até chegar em Jales. Em Minas Gerais, o trecho de Iturama até a divisa com Mato Grosso do Sul segue pela BR-497. Aelton Freitas destaca que a BR-262 foi feita para ligar Vitória, no Espírito Santo, a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, até a Bolívia. “Vamos melhorar a ligação dos municípios mineiros, especialmente do Pontal do Triângulo Mineiro, com outras regiões”, comenta.

“É um sonho realizado. Vamos ser beneficiados em vários aspectos, como, por exemplo, com a melhoria da manutenção, que agora passará a ser feita pelo governo federal, resultando em mais segurança e condições de tráfego favoráveis”, explica. O parlamentar lembra que as rodovias estaduais mineiras estão ficando em uma situação crítica, diante da falta de investimentos. 

A confirmação do novo traçado foi feita ao parlamentar pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, André Martins de Araújo. Segundo Aelton, em breve nos mapas deve constar o novo percurso da BR-262. Ele explica que o próximo passo é conseguir a instalação de um Posto Rodoviário Federal na região de Iturama. “Agora já vou trabalhar junto à Polícia Rodoviária Federal neste objetivo. Precisamos de um posto com 12 policiais, no mínimo. Temos que aumentar a vigilância, já que teremos três BRs importantes na região do Pontal do Triângulo”, comenta. Além disso, o parlamentar afirma que, “com o novo traçado, já é possível sonhar com a duplicação dos trechos de Iturama até o posto Carlito, de oito quilômetros, e posteriormente até a usina”.

Fonte: Jornal da Manhã

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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