Vereadores dão continuidade na luta em defesa do IML

Assim como as obras paralisadas, rodovias em más condições, escolas parcialmente interditadas devido a estrutura comprometida, o Instituto Médico Legal – IML é outro órgão do Estado que funciona de maneira precária. O IML responde por onze municípios, sendo além de Frutal, Itapagipe, Fronteira, Planura, Comendador Gomes, São Francisco de Sales, Iturama, União de Minas, Limeira do Oeste, Carneirinho e Campina Verde. Umas das maiores dificuldades sempre foi o efetivo, o que levou vereadores destes municípios se unirem em favor do IML. No começo de 2017 os parlamentares promoveram um abaixo-assinado, que na ocasião foi coletado pelos vereadores Bruno Augusto e Rapinha, com essa iniciativa eles conquistaram um aparelho de raio x, para auxiliar nos trabalhos do Instituto.

Posteriormente aconteceu na Câmara Municipal de Frutal uma audiência pública, que reuniu lideranças políticas da região e representantes da Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Nesta audiência foi discutida a situação do IML, que resultou na conquista de mais um médico legista.

Acontece que no dia 21 de maio, um dos médicos legistas pediu exoneração e com isso o IML voltou a ter dificuldades com o efetivo. Uma das sugestões apresentadas é a criação do Serviço de Verificação de Óbito – SVO, reivindicação defendida pelo vereador Bruno em Frutal e por outros vereadores na região. O SVO é um serviço paralelo, que contribui muito com o IML.

Assim que souberam do pedido de exoneração do médico legista, ainda em maio, os vereadores Bruno Augusto e o presidente da Câmara Municipal de Fronteira Marcelo Moraes, que encabeçam o movimento regional, solicitaram uma reunião com o Superintendente de Polícia Técnico-Científica Dr. Roberto Simão, justamente para dar continuidade nesta ação.

A reunião foi então agendada pela Superintendência para essa quarta-feira (18) em Belo Horizonte, onde Bruno e Marcelo se reuniram com o Dr. Roberto Simão e com o Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva Coordenador de Integração de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

No encontro ficou decido que os vereadores irão buscar um consórcio regional entre os onze municípios com a finalidade de estruturar o IML. O objetivo é garantir que o Instituto Médico Legal funcione 24 horas e não precise mais encaminhar demandas à cidade de Uberaba.

“Voltamos para o triângulo com a missão de concretizar esse consórcio e juntos somar resultados. A população pode ter certeza que iremos dar continuidade nesse trabalho” disse o vereador Marcelo Moraes.

O superintendente Dr. Roberto Simão afirmou que no momento não há possibilidade de destinar um outro médico legista ao município e que o consórcio regional será de grande importância ao IML.

“Estamos nesta luta desde o ano passado e já tivemos diversos avanços. Agora abraçamos mais essa bandeira e não iremos medir esforços.” Destacou o vereador Bruno Augusto.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: