CAVALGADA EXPO FRUTAL 2018

No último domingo, 1º de julho, o Sindicato Rural de Frutal promoveu por mais um ano a tradicional Cavalgada Expo Frutal, uma das festas mais populares do município. As comitivas de vários pontos da região partiram com seus animais do alto da Avenida Juscelino Kubitschek, por volta de 10h30. Ao longo da cidade, centenas de pessoas se concentraram no entorno do trajeto programado para confraternizar e assistir ao desfile.

Participação dos jipeiros

Neste ano, a novidade foi a participação do Clube dos Jipeiros de Frutal. Um caminhão-tanque e mais 20 jipes formaram a comissão de frente, com seus membros saudando a população, anunciando o início da festa e divulgando a campanha beneficente Jipeiros do Bem, a fim de arrecadar alimentos não perecíveis e cobertores em prol do Hospital Frei Gabriel.

O jipeiro Aurélio Rodrigues diz que a ação segue um dos princípios do grupo de 33 membros. “Além de viajar com os jipes, nós organizamos campanhas semelhantes pela região, voltadas para a comunidade. Continuaremos com a campanha durante a semana de festa e estaremos no parque todos os dias no estande dos Jipeiros, ao lado da Fazendinha Expo”.

No caminhão do Sindicato Rural, membros da diretoria e representantes oficiais da festa acompanharam o presidente Nivaldo Pacheco, enquanto ele conduziu a locução durante todo o trajeto. As vias percorridas foram: Av. Euvaldo Lodi, Rua Ipiranga, Av. Cel. Delfino Nunes, Praça da Matriz, Av. Benjamin Constant, Rua Treze de Maio, Av. Homero Alves, Av. Brasil, Av. Campos Sales e chegada no Parque de Exposições pela Rua Arédio Santana. Ao todo, foram 2h20 de desfile.

“Muitas pessoas nas calçadas participaram efetivamente, animando os cavaleiros”, disse Nivaldo ao fim do percurso. “A união de forças entre Sindicato, Prefeitura, Polícia Militar e Polícia Ambiental fez com que mais uma vez pudéssemos realizar este evento com sucesso total.”

A prefeita Maria Cecília Marchi Borges aprovou a condução do evento. “Foi muito bem organizado o desfile dos animais, com comitivas de Frutal, Comendador Gomes, Fronteira, Pirajuba e Colômbia. Muita gente bonita nesta festa que resgata uma tradição tão importante. O presidente Nivaldo realmente gosta deste trabalho e junto com a diretoria está preparando tudo para que no mês de julho tenhamos uma das melhores e maiores festas da região.”

Comitivas premiadas

Maior comitiva: Kem Ké Cuida (Frutal-MG)

Comitiva mais original: Rancho dos Tropeiros (Frutal-MG)

Cavaleiro mais original: Rosarinho (Comendador Gomes-MG)

Amazona mais elegante: Kathyara Pinheiro, da Comitiva do Sindicato Rural (Frutal-MG)

Comitiva oriunda do lugar mais distante: Comitiva Fivela de Ouro (Colômbia-SP)

Hasteamento da bandeira nacional

No início da tarde, foi hasteada a bandeira nacional localizada na entrada da Arena Jairo Rodrigues de Mendonça. Com 5,6 metros de comprimento, a bandeira está erguida em um mastro de 20 metros de altura. As principais autoridades do município prestigiaram o momento que simboliza o início das atividades da exposição agropecuária. O Major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Cia Independente de Polícia Militar, foi o responsável pelo hasteamento.

Religiosidade 

Durante todo o trajeto da Cavalgada, foi exposta a imagem da padroeira de Frutal, Nossa Senhora do Carmo. À frente da Igreja Matriz, o padre Rogério Consentino de Aguiar deu a bênção a todos os cavaleiros que passaram pelo local.

Queima do Alho

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo manteve a parceria com a Cavalgada e organizou a Queima do Alho pelo segundo ano consecutivo, com o envolvimento da Pastoral Familiar. A refeição com arroz carreteiro, feijão gordo, farofa e mandioca cozida foi vendida a R$ 15. A renda do almoço beneficente será revertida para as obras do Instituto São Paulo Apóstolo (ISPA), cujo prédio está em reformas.

Segurança

Segundo o Major Ivanildo, a avaliação da segurança do evento foi muito positiva. “A Cavalgada deste ano foi bem organizada, cheia e bonita. As pessoas entenderam nossas recomendações sobre a programação e cooperaram para que todos pudessem se divertir tranquilamente. A Polícia Militar só tem o que agradecer e continua à disposição de todos.”

Atrações na Praça de Alimentação

Após a premiação das comitivas, foi iniciada uma sequência de atrações no palco da Praça de Alimentação. O Grupo de Dança Soneto Dance realizou o primeiro show da tarde, animando o grande público presente. Na sequência, foi a vez da dupla mineira Carvalho & Mariano.

“Não tenho palavras para expressar o tamanho da gratidão por estar aqui”, diz Carvalho, cuja esposa é frutalense. “Tenho amigos e familiares aqui e me considero um pouquinho frutalense também. Sempre foi um sonho muito grande estar nesta festa para poder mostrar um pouco do nosso trabalho.”

“Ficamos contentes pela recepção e energia passada pelo público daqui. É uma alegria muito grande poder abrir os trabalhos em uma festa com atrações de renome no Brasil inteiro”, completa Mariano.

Preto Z foi o último artista a se apresentar no domingo de Cavalgada. A próxima atração musical será o cantor Thiago Brava, na quarta-feira (04/07) no Palco Principal.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: