Lembra do meteoro? Ele passou a 100.000 km/h pela região

De acordo com a Bramon, o objeto que gerou o meteoro era uma rocha espacial de quase 600 gramas; meteoro entrou na atmosfera sobre a cidade de Jaborandi

Meteoro vistono interior de São Paulo e também na região de Uberaba na noite de segunda-feira (7) desapareceu sobre o céu de Campo Florido.

À reportagem do JM Online, a BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros, explicou, em nota, que o objeto que gerou o meteoro visto era uma rocha espacial de 600 gramas que atingiu a atmosfera da Terra numa velocidade de 27,6 Km/s (quase 100 mil Km/h).

As informações foram apuradas de acordo com as imagens disponibilizadas pelos registros fotográficos e de vídeo. A análise da trajetória mostrou que ele entrou na atmosfera a uma velocidade de 27,6 Km/s, a 96,1 Km de altitude, sobre a cidade paulista de Jaborandi. Cruzou a divisa com Minas Gerais percorrendo um total de 127 Km, brilhando até a magnitude de -7, quando desapareceu completamente a 40,8 Km de altitude, sobre a cidade de Campo Florido, a pouco mais de 79km de Uberaba.

A órbita do meteoróide indica sua origem no cinturão principal de asteroides, uma forte relação com o asteroide 2010 KU10 da família Apollo.

Fonte: Jornal da Manhã

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: