IBRAPP/HFG e SEMA realizam parceria.

Em comemoração ao dia das mães, o IBRAPP/Hospital Frei Gabriel proporcionará aos recém-nascidos um kit de primeiros cuidados, contendo 01 álcool em gel, 01 sabonete e 01 pacote de gases. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), também serão oferecidas às parturientes uma muda de árvore.

Atualmente, o HFG disponibiliza um local de lazer para as crianças (brinquedoteca) e neste ambiente, as mães recebem diversas orientações sobre o início da amamentação e seus benefícios, orientações quanto a importância de se manter a carteirinha de vacinação atualizada, assim quanto a conscientização sobre a realização dos testes do pezinho e da orelhinha. Todos esses conjuntos de ações fazem parte da campanha “Eu amo eu cuido”.

Sabe-se que amamentação é importante para o desenvolvimento do bebê e para fortalecer a relação mãe e filho, por isso deve ser iniciada na primeira hora de vida. Diante disto, o IBRAPP/HFG realiza um atendimento diferenciado por meio de sua equipe multidisciplinar (Nutricionista, Psicóloga e Fonoaudióloga) proporcionando as pacientes da unidade a possibilidade de participar de um grupo, onde são repassadas todas orientações.

Ainda sobre as ações da campanha “Eu amo, eu cuido”, o setor de Nutrição realiza um trabalho de orientação junto as mães quanto aos procedimentos da amamentação, identificando se o bebê está se alimentando devidamente, se a mama está “empedrada”. Ou seja, se todos os cuidados essenciais no primeiro mês de vida do bebê estão sendo cumpridos. Orientações psicológicas também são oferecidas às mães pela Psicóloga Janielle Silva, onde são avaliados o nível de ansiedade das mães e se as mesmas estão inseguras quanto aos cuidados aos seus bebês. Outro importante trabalho realizado pela Psicóloga é identificar se alguma paciente tenha tendência a desenvolver a depressão pós-parto. Para Janiele, é muito gratificante ver a satisfação das mães em receber estas orientações.

Concluindo as ações da campanha “Eu amo, eu cuido”, testes da Orelhinha também são realizados no HFG. Este teste é obrigatório por lei, deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê, evitando assim possíveis problemas na audição e na fala da criança. Este teste é gratuito, de fácil realização e não machuca o bebê, sendo feito durante o sono, afirma a Fonoaudióloga Patrícia Barcelos.

 

O “Projeto Sementes”

O projeto Sementes, iniciado em Maio de 2017, tem a proposta de plantar o maior número possível de árvores em Frutal contribuindo para melhorar o clima da cidade. Um dos víeis desta campanha, de acordo com secretária da SEMA, Mônica Alves, foi realizar parceria no sentido de oferecer as mães que tiverem seus filhos no HFG uma muda de planta. Para Mônica, a proposta junto as mães é incentivá-las a fazer o plantio das mudas, simbolizando o nascimento de uma nova vida. Considerando as ações idealizadas pela campanha “Eu amo, eu cuido” e o Projeto Sementes, espera-se que a cada surgimento de uma nova vida, sejam gerados cidadãos conscientes quanto a ideia de recuperação e preservação do meio ambiente.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: