Campanha de vacinação contra gripe tem início hoje em Frutal

Em Frutal, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe H1 N1), começa nessa segunda-feira (23) e está programada para terminar no dia 1º de junho. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização, está marcado para 12 de maio, um sábado, quando todas as unidades de saúde ficam abertas o dia todo para realização da vacina.

A secretária de saúde, Marília Gonçalves Martins, destaca que a influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral e que pode ocasionar o óbito, especialmente nas pessoas que tem fatores ou condições de risco, com complicações, ou seja, crianças menores de cinco anos, gestantes, adultos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. “A medida de prevenção nós temos que tomar com qualquer individuo, mas a gente foca a questão da vacina com os grupos prioritários”, comenta.

De acordo com Marília, em 2017 foram notificados em Frutal sete casos suspeitos de influenza, destes, apenas um caso foi confirmado e o paciente morreu. Este ano foi notificado apenas um caso positivo para influenza. A secretária também alerta para os sintomas da doença. “Temos a síndrome gripal que é a fase mais comum da doença, que vai a parecer inicialmente um súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta, agora quando esses sintomas vêm associados com a dificuldade respiratória nos preocupa mais, que a gente considera a síndrome respiratória aguda grave”, informa.

Marília ressalta que existem várias formas de prevenção da gripe e uma delas é a vacina, outra medida básica de prevenção é a higienização das mãos, pois a contaminação é muito rápida. “A pessoa apresentar sintoma como a tosse precisa evitar colocar a mão no nariz ou na boca, porque a partir desse momento, a pessoa pode cumprimentar outra e transmitir o vírus. A gente também bate muito na tecla, que quem puder carregar sempre o álcool em gel, pois nem sempre temos água e sabão por perto e com álcool em gel na bolsa fica mais fácil de fazer a higienização”, explica.

A secretária de saúde Marília, enfatiza que nesse período que tem a presença do vírus da gripe é mais comum, as pessoas devem evitar locais com aglomerações e lugares fechados. “População que o SUS preconiza não deixem de vacinar a partir do dia 23 de abril. Além dos grupos de risco, existem outros grupos que é garantida a vacina, por meio do SUS, que são os trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, a população privada de liberdade e funcionários da unidade prisional”, informa.

CONTRAINDICAÇÕES À VACINA:

A principal contraindicação à vacinação contra a gripe é a alergia ao ovo. Como o preparo da vacina utiliza ovos de galinha, as pessoas alérgicas podem desenvolver reações. Se você for alérgico a ovo, não tome a vacina da gripe sem orientação médica. Pessoas com doenças febris agudas não devem tomar a vacina até estarem completamente recuperados.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: