PC cumpre mandados de prisão contra suspeitos de tentar matar prefeito de Campo Florido


Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (18) em Campo Florido para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação é resultado de uma investigação sobre o atentado sofrido pelo atual prefeito da cidade, Renato Soares de Freitas (PSD), conhecido como Renatinho, em junho do ano passado, às vésperas da eleição suplementar.

De acordo com primeiras informações, cerca de 40 policiais estão nas ruas desde às

6h da manhã para cumprir os mandados. O G1 entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil, que informou que haverá uma coletiva sobre o assunto em Uberaba ainda nesta quarta-feira.

A reportagem apurou que foram cumpridos mandados de prisão contra Ronaldo Castro Bernardes, que já foi prefeito da cidade; Otaliba Neto, irmão da vereadora Vanessa Zago, conhecida como Vanessa do Talibinha; e Mikel Diego, marido da vereadora. Os três foram levados à delegacia e serão encaminhados para Uberaba.

Por telefone, o advogado de defesa deles, Geovane Soares, disse que os três estão tranquilos e que os clientes não tiveram envolvimento no crime. O advogado também ressaltou que os três estão dispostos a colaborar com as investigações, mas que estão assustados pela forma de abordagem da polícia. Para a produção do MGTV, a vereadora Vanessa Zago disse por telefone que não vai se pronunciar no momento e está a caminho de Uberaba para acompanhar o desenrolar da operação. Após tomar conhecimento do inquérito, ela deverá emitir um posicionamento.

A equipe da TV Integração apurou que o policial aposentado, Amarildo Antônio Zacarias, também foi preso durante a ação desta manhã. O advogado dele, Amilton de Melo Montes, disse que ainda não vai se manifestar porque não teve acesso ao processo.

Em nota enviada por pela assessoria, o prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, fez questão de parabenizar e reconhecer o trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais. Veja abaixo a íntegra da nota.

O atentado
Renatinho foi baleado no dia 30 de junho do ano passado, às vésperas da eleição suplementar. O então candidato a prefeito estava na Rua dos Inconfidentes, no Bairro Junqueira, quando um homem se aproximou, efetuou os disparos e fugiu.

A vítima, que era cadeirante, foi socorrida e encaminhada para um posto de saúde da cidade. Posteriormente, ele foi transferido para um hospital particular em Uberaba.

A Polícia Militar (PM) informou na época que o candidato apresentava duas perfurações no ombro, uma no tórax e outra no pescoço. Duas cápsulas de munição calibre 380 e um projétil deflagrado do mesmo calibre foram encontrados no local.

Eleito
Ainda internado, Renatinho foi eleito prefeito de Campo Florido. Ele teve 2.671 votos, ou 56,39% dos válidos.

A eleição fora do prazo ocorreu porque o candidato a prefeito mais votado em 2016, Ronaldo Castro Bernardes, teve o registro indeferido pelo TSE por ter tido contas públicas rejeitadas.

Renatinho teve alta no dia 5 de julho e concedeu entrevista ao G1 na oportunidade. “Foi uma vitória árdua. Acho que que tive uma segunda chance de vida”, desabafou.

Nota do prefeito Renatinho
“O prefeito de Campo Florido Renato Soares de Freitas afirmou, através de nota, que em primeiro lugar é preciso parabenizar, e reconhecer o excelente trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais, em especial, através da divisão de homicídios de Belo Horizonte, com a equipe chefiada pela delega Alice Batello, que conseguiu chegar aos supostos responsáveis por esse crime.

Segundo o prefeito, foram meses angustiantes, e de muita preocupação, afinal, temeroso por um novo atentado contra a sua vida, Renato, desde o episódio da tentativa de homicídio, ocorrida em 30 de junho de 2017, tem vivido sobre forte esquema de segurança, o que causava também preocupação de familiares, e da própria população de Campo Florido.

Com a prisão preventiva dos suspeitos, e também do autor dos disparos, na análise do prefeito Renatinho, não só ele, mas a população e Campo Florido pode dormir mais tranquila, afinal, a sensação de segurança e tranquilidade pode agora voltar a reinar na cidade, já que, após o atentado, sempre existiu temor por uma nova tentativa de assassinato.

Com relação aos suspeitos, o prefeito de Campo Florido vai aguardar toda a apuração final do caso, e conclusão do inquérito para depois se pronunciar, porém, o prefeito acredita que agora a cidade pode viver em paz novamente, e que episódios como esse não podem mais se repetir, afinal, a política deve servir para beneficiar os cidadãos, e não para produzir casos de extrema violência como esse.

Por última o prefeito Renato afirma que continua seu trabalho normalmente em prol de Campo Florido, e agora, ainda com mais vontade e energia, afinal, tem respeito pelo mandato popular que lhe foi concedido em 02 de julho de 2017, e aproveita para agradecer a população de Campo Florido, que tanto lhe apoiou, e sempre acreditou na sua idoneidade”.

Fonte: G1/Triângulo

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: