Ana Cláudia propõe retorno do serviço de acupuntura no Centro Viva Vida

A Indicação 145/2018, de autoria da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi sugeriu a necessidade de que a administração volte a disponibilizar os serviços de acupuntura, como tratamento de medicina alternativa no Centro Viva Vida, como já existia em datas anteriores. Segundo a proposição apresentada, a acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover a saúde.
A vereadora assinala que a aplicação das agulhas sobre regiões específicas é capaz de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, por exemplo, além de melhorar o sistema imunológico. Segundo ela, esse tratamento alternativo já foi disponibilizado no Centro Viva Vida com sucesso, o que torna oportuno retornar com o programa para o benefício da população.
Concluindo a justificativa, Ana Cláudia ainda assinalou que existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona, mas no Brasil ela é recomendada para ser utilizada como forma de complementar o tratamento clínico orientado pelos médicos. A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: