IPTU de Frutal começa a ser cobrado mais cedo em 2018

A Prefeitura de Frutal iniciou nesta semana a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2018) aos contribuintes. Em 2018 a cobrança começa já em abril, ao passo que em 2016 e 2017 a primeira parcela vencia apenas em maio. Ou seja, o contribuinte terá que arcar mais cedo com a despesa.

De acordo com o secretário Municipal de Fazenda, Claiton Antonio Leali, o morador vai receber o carnê em casa e poderá optar por duas formas de pagamento, cota única ou dividir o imposto em até oito parcelas com o valor mínimo de R$ 40 reais.

Ainda de acordo com Claiton, a primeira parcela ou cota única vencem no dia 10 de abril, e quem resolver pagar à vista poderá obter descontos de 20%, caso o contribuinte esteja com os tributos municipais em dia, ou em caso de contribuinte inadimplente, o desconto será de 10%. “O contribuinte que tiver débitos anteriores, pode pagar o IPTU de 2018, porém no próximo ano se ele continuar com débito só terá 10% de desconto, se tiver regularizado o desconto será de 20%. Lembrando que imóveis de até 71metros são isentos de IPTU”, afirma.

O secretário Claiton explica que caso o contribuinte não receba o carnê em sua residência, pode procurar a Secretaria de Fazenda, localizada no prédio da Prefeitura, das 12h às 17h de segunda a sexta-feira, para tirar a segunda via, ou também acessar o site www.frutal.mg.gov.br no Portal do Contribuinte.

Segundo Claiton, o índice de inadimplência do ano passado chegou a 36%, o que deixa de ser aplicado em melhorias na cidade, pois o valor do IPTU é investido em diversos setores, como saúde, educação e infraestrutura urbana. “O inadimplente que queira regularizar a situação, pode procurar a Secretaria de Fazenda para vermos a melhor opção para pagamento. Caso não regularize pode sofrer algumas penalidades como execução ou ser encaminhado para o cartório de protesto”, relata.

Para outras informações o contribuinte deve procurar a Secretaria Municipal de Fazenda ou ligar no 3423-2800 ou 3423-2840 no horário das 12h às 17h de segunda à sexta-feira.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: