CPF passa a ser obrigatório para declaração de dependentes a partir de 8 anos

 

A partir deste ano, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) passou a ser obrigatório na declaração do Imposto de Renda para todos os dependentes a partir dos 8 anos. O período oficial para realizar a declaração do Imposto de Renda em 2018 ainda não foi divulgado. Em 2017, o prazo para declaração foi de 2 de março a 28 de abril. Para a Receita Federal, essa exigência é uma forma de aumentar o controle e evitar fraudes. E em 2019, essa obrigatoriedade se estenderá para dependentes de qualquer idade.

O CPF gera um número único e definitivo, gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e que acompanha o cidadão permanentemente pelo resto da vida civil. Além do IR, o CPF é necessário para abrir conta em banco, comprar e vender imóveis e fazer investimentos. Pela presença em todo o território nacional, as agências Correios são os locais mais acessíveis para fazer a inscrição no CPF e sua emissão, por uma taxa de R$ 7,00.
Desde o fim do ano passado, muitos pais têm procurado as agências dos Correios para fazer a inscrição e emitir o CPF dos seus filhos. Essa procura gerou, apenas nos meses de novembro e dezembro, um crescimento na comercialização desse item de 17% e 27%, respectivamente, na comparação com o ano anterior.
A procura por prestadores desse serviço deve aumentar cerca de 30% em 2018, segundo estimativa da Receita Federal.
A inscrição pode ser realizada na agência dos Correios da Rua Delfim Moreira, 43 – Centro (ao lado do Museu). Além da inscrição, os Correios realizam os serviços de alteração, correção de dados e também sua regularização.
Confira a documentação necessária no site e não deixe para última hora:
– Documento de identidade, como a certidão de nascimento da pessoa a ser inscrita, contendo a naturalidade, data de nascimento e filiação.
– Documento de identificação de um dos pais, curador, tutor ou guardião, conforme o caso.
– Título de eleitor – Maiores de 18 (dezoito) anos e menores de 70 (setenta) anos.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: