Bebê de 3 meses morre engasgada ao se amamentar

Uma bebê de 3 meses morreu nesse final de semana após se engasgar com leite materno em Fronteira. O caso foi registrado pela Polícia Militar após a bebê ter sido socorrida e reanimada. Porém, ao ser transferida para o Hospital Frei Gabriel, a bebê sofreu nova parada cardíaca na rodovia e não foi possível ressuscitá-la. Conforme a PM a mãe relatou que ao perceber o engasgamento tentou socorrer a filha, sugando o nariz e a boca, enquanto um vizinho foi chamado para ajudar. No posto de saúde de Fronteira os médicos verificaram que a garotinha entrou já sem sinais vitais, mas foi possível reanimá-la para transferência para Frutal.

O caso é triste e segundo informações do Programa Raio-X, a mãe afirmou que desconhecia qualquer tipo de doença da filha e que essa teria sido a primeira vez que a neném teria engasgado ao se amamentar. Um exame necroscópico foi realizado no corpo do bebê para atestar a verdadeira causa morte, já que os médicos desconfiam que a neném poderia ter algum outro tipo de problema de saúde que possa ter provocado o óbito.

Afogamento ao amamentar

Conforme sites especializados em bebês, é comum que recém nascidos possam se engasgar e afogar ao sugar o leite materno. É uma situação comum já que nem sempre os bebês dominam todas as técnicas de sucção e amamentação. No entanto, quando isso ocorre, é possível realizar algumas ações para tentar evitar um mal maior.

Mesmo tendo cuidado, os acidentes não avisam e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Se o seu bebê se engasga com o leite e começa a tossir, primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se é necessário assopre a carinha dele. Se notas que o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, então o melhor é seguir as orientações da imagem abaixo. Desenho encontrado no perfil de Amigos Bombeiros Civil e Militar:

Segundo a imagem, a mãe pode reanimar o bebê afogado com leite materno. Primeiro, manter a calma e respirar profundamente para evitar ficar nervosa. Logo, deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno, e com a outra mão, dar tapinhas nas suas costas. No caso de que o bebê não responda aos seus estímulos, o melhor é levá-lo imediatamente ao serviço medico de urgências.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: