A Justiça Mineira deu o seu recado. Agora resta esperar Brasília

2609eleicoesA Justiça de Minas Gerais deu o seu recado: Ficha Suja não pode disputar eleições em hipótese alguma. Pelo menos este foi o entendimento do juiz da Comarca de Frutal, que impugnou Maria Cecília em primeira instância, e agora, do Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte, onde por 4 a 3 os desembargadores negaram o registro de candidatura e fizeram com que os votos continuem como nulos até que os recursos se esgotem em terceira instância.
Resta-nos saber, agora, se Brasília irá seguir o exemplo da Justiça Mineira e barrar a candidatura de quem carrega problemas judiciais e condenações por irregularidade no Concurso Público e vários outros processos de improbidade administrativa ou, no bom português das ruas, por má gestão do dinheiro público.
Faço esse texto, agora no início da noite deste dia 19 de outubro, refletindo sobre os últimos dias. Desde março o Blog do Portari destacava que as chances de impugnação de Maria Cecília com base na Lei da Ficha Limpa eram grandes após a manutenção de sua condenação pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Mesmo com os famosos “embargos de declarações”, que foram rejeitados por unanimidade, ficou evidente que ali os problemas judiciais já estariam desenhados para ela caso seguisse com seu propósito de candidatura.
Essa página, que é mantida única e exclusivamente por mim, nunca escondeu em hipótese alguma qual a preferência política que tínhamos. Mas, nem por isso, deixei de fazer o trabalho de acordo com o que era correto: pautado em documentos oficiais e decisões judiciais. Mesmo este sendo um Blog onde é explícito que aqui divulga-se principalmente notas, fatos e opiniões de seu editor (já repararam no nome do site, que é o nome do editor?), algumas pessoas não conseguem conviver com a ideia de um jornalista livre, que emite suas opiniões e mostra as notícias de acordo como elas são.
E o fato de não conseguirem pressionar um jornalista que está na Internet – palco livre de opiniões – resultou em uma série de retaliações “virtuais” e de discursos acalorados em mensagens de WhatsApp (“blog pago”, “esse cara é mal caráter”, “esse jornalista não é imparcial”, entre outras tantas coisas que rodaram e rodam pelas redes sociais ainda, inclusive, na própria fanpage do Blog) e em palanques durante a campanha política (“esse povo fica fazendo picuinha na Internet”, por exemplo, foi uma das frases ditas aos berros em palanque).
De toda forma, aquilo que estava previsto há 7 meses, agora se confirmou. Se isso vai mudar em Brasília? Pode ser que sim, pode ser que não. Mas o fato é que, querendo ou não, em Minas Gerais, político que deve, não saiu impune. E para os mineiros frutalenses, o primeiro mandamento da eleição foi: “Ficha-Suja Não Passará”.
Que essa centelha, essa sensação de esperança e confiança na justiça, possa prevalecer no TSE. Se não ocorrer isso, não faz mal: continuarei com meu trabalho livre e independente, observando e analisando fatos e, acima de tudo, defendendo quem mais sofre nas mãos dos corruptos: a tão judiada população de Frutal.
Um abraço a todos que esperavam um textão. Ele não estava pronto, mas saiu!
Prof. Dr. Rodrigo Portari
MTB: 11.500/MG

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: