Em aplicativo do TSE votos de Ciça já estão "nulos ou anulados"

2709votosA maior comprovação de que as última reportagens publicadas no Blog do Portari são verídicas podem ser constatada no aplicativo oficial de apuração dos resultados das eleições 2016 fornecido pelo TSE para smartphones e tablets. No aplicativo “Apuração”, os dois candidatos deferidos e regulares, Caio Heitor e Gilsen Queiroz, aparecem com 0 votos, já que a eleição ainda não começou. Por estar indeferida e manter a campanha com base em um recurso no Tribunal Regional Eleitoral, os votos que serão dados para Ciça aparecerão como “nulos ou anulados” no sistema oficial do TSE, conforme mostra a imagem ao lado. Eles serão totalizados em uma apuração paralela e só valerão caso ela consiga reverter a impugnação no TRE ou no TSE. Até lá, os votos não são considerados válidos.
Para quem quiser acompanhara apuração oficial, o TSE disponibiliza dois aplicativos. Baixe o aplicativo oficial aqui (para Android): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.resultados&hl=pt_BR
O App “Resultados” permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o resultado das eleições deste ano. Os resultados do primeiro turno serão divulgados, via aplicativo, a partir das 17h do dia 2 de outubro. Nos municípios em que houver segundo turno, as informações estarão disponíveis a partir das 17h do dia 30 de outubro.
Já o aplicativo “Boletim na Mão” permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta possibilita que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna, documentos que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, esse App permite que o cidadão atue como um fiscal do processo eleitoral. “O Boletim de Urna torna o resultado público imediatamente após o término da votação. Tudo o que acontece a partir dali, como a transmissão e a apuração, fica transparente. Isso acontece em 100% das 461 mil seções eleitorais. Nesse sentido, trata-se de um aplicativo que inclui o eleitor no processo de fiscalização do pleito”, afirma.
Já o aplicativo “Eleições 2016” oferece ao cidadão notícias, vídeos e acesso aos demais aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral. O layout da ferramenta lembra a página do TSE na internet. Ao entrar no App, o cidadão poderá obter informações como a situação eleitoral, local de votação, justificativa eleitoral e transporte de eleitores, entre outras.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: