Jornalista é convidada por estudantes de Comunicação Social da UEMG para falar sobre a História do Rádio em Frutal  

2609zilmaA jornalista Zilma de Oliveira, que hoje atua na Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel, foi convidada na noite de quinta-feira (08), pela turma do 5º ano de Comunicação Social/Jornalismo da UEMG – Campus Frutal, para falar sobre o surgimento da primeira emissora de rádio AM da cidade, a Sociedade Rádio Frutal Ltda, fundada em 1963, pelo comunicador José Buzolo. A história faz parte de um TCC inédito elaborado em 2010, no qual foi possível traçar um roteiro sobre as transformações que a emissora sofreu ao longo de 25 anos de existência.
A busca por informações sobre a história do rádio em Frutal despertou a curiosidade dos alunos de comunicação social e assim, através do convite feito pela aluna Jaqueline Ribeiro da Mata e a professora do curso, Cristiane Néder, a jornalista Zilma de Oliveira por cerca de três horas respondeu às inúmeras perguntas, dentre elas, sobre o início da comunicação radiofônica em Frutal, os desafios da profissão e o formato da notícia levadas ao ar na década de 1960 se comparado aos dias de hoje, a influência que a Sociedade Rádio Frutal teve para o surgimento das emissoras de rádio FM, a exemplo da 97 FM fundada em Agosto de 1989 pelo empresário Romero Brito, entre vários outros assuntos.
Desde a sua elaboração em 2010, o TCC sobre a história do rádio tem servido de embasamento, fonte de pesquisa e até estudos. É o que conta o jornalista e orientador à época da estudante Zilma de Oliveira, Rodrigo Portari que em 2011, apresentou o trabalho durante o Congresso Mundial de Comunicação Líbero-Americano, na USP em São Paulo. Já em novembro de 2015, Rodrigo fez uma compilação do TCC, ou seja, uma versão reduzida e o publicou em seu blog. Na semana passada, a história do rádio foi publicada em livro digital numa iniciativa do professor que coordena o projeto “Repositório Digital da UEMG em Frutal”, Otávio Luiz Machado. Basta acessar: https://www.aacademica.org/repositorio.digital.uemg.frutal/43.pdf
Para a professora Cristiane Néder, a presença da jornalista Zilma de Oliveira tem um grande valor acadêmico. “Todos nós ficamos felizes em conhecer uma parte da história de Frutal”, destaca.  De acordo com Zilma de Oliveira, foi uma experiência inesquecível. “Poder voltar ao passado, relembrar dos tempos áureos do jornalismo e do ideal de José Buzolo, foi sem dúvida, um momento único”, comenta ao agradecer a oportunidade oferecida pela UEMG. “Fico feliz de poder contribuir de alguma forma. Esse era o propósito do Dr. Buzolo para o qual ainda em vida, fiz o compromisso de tornar público a sua história”, conclui.
Ainda de acordo com a professora Cristiane Néder, tudo que foi relatado em sala de aula pela jornalista Zilma de Oliveira será editado e transformado em vídeo pelo publicitário da universidade, Pablo Barcelos, para nos próximos dias ser divulgado um link no YouTube. “É mais uma forma das pessoas terem acesso a esta história que é um verdadeiro marco na comunicação frutalense”, finaliza.
2609provanza
deny

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: