Noticias

Chuva, defesa civil, tragédias

Ontem falei sobre o alerta que a chuva nos deu com as enchentes de sábado. O secretário de estado Narcio Rodrigues entrou em contato comigo e lembrou que o Hidroex tem um acordo de parceria fechado com o Hidroex de Fukushima, no Japão, para estudos e ações de prevenções à enchentes a serem adotados no Brasil, começando por Frutal e Uberaba.

==

Com o acordo já assinado, acredito que é uma boa hora para o Hidroex começar a colocar em prática ensinamentos para prevenir futuras enchentes como a do final de semana. De acordo com Narcio, o Hidroex de Fukushima é uma das maiores autoridades mundiais para lidar com esse problema.

==

Felizmente, em Frutal, os danos foram apenas materiais. Sim, é muito ruim ter sua casa ou estabelecimento comercial invadidos pela água. Mais ruim ainda é ver seu carro levado pela enchente. Mas enquanto não temos pessoas morrendo por conta das enchentes, estamos no lucro.

==

E o caso reforça a necessidade de Frutal ter uma Defesa Civil. Instituir o órgão com pessoas capacitadas para identificar possíveis áreas problemáticas e adotar medidas de prevenção e orientação já é um ótimo começo. Além, claro, de obras, quando necessário. O fato é que a enchente assustou, e muito, a população frutalense.

==

Falando em outra tragédia, como não se emocionar com o que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul? Eu, como pai de uma criança e padrasto de uma jovem de 19 anos, fiquei assustado com o que ocorreu por lá. Minha solidariedade ao povo gaúcho, que tão bem me acolheu por lá durante 30 dias no ano passado.

==

Mas é nas tragédias que a segurança melhora. Acredito que é uma boa hora para o Corpo de Bombeiros fiscalizar novamente as casas de festas e boates de Frutal. Nem quero pensar numa tragédia dessas na nossa terrinha, em especial num momento em que muitos estudantes vão chegando à cidade em busca do ensino superior. Fica o alerta para toda a comunidade e autoridades de segurança.

==

Quer anunciar aqui?  34-9111-1345

==

Volto à tarde.

 

 

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: