Noticias

O alerta dado pelas chuvas sobre o futuro de Frutal

A forte chuva que caiu durante a tarde de sábado mostrou uma realidade que o frutalense não está acostumado a ver mas, ao mesmo tempo, chamou a atenção para um grave problema: as enchentes.

Fotos publicadas por internautas mostraram ruas como a Santos Dummont, Silviano Brandão e a avenida Marechal Deodoro tomada pelas águas. A revolta, como sempre, é imediata contra a administração pública. Mas vejo que o buraco é um pouco mais embaixo.

Isso porque o que acontece hoje é fruto de má gestão pública no passado. Some-se a isso à falta de bocas de lobo, piscinão e obras de contenção de água pluvial. Acrescente agora milhares de metros quadrados de asfaltos feitos nos últimos 10 anos sem a mínima preocupação sobre para onde essa água iria escoar. Tudo isso resulta nas imagens que vemos nas redes sociais e que reproduzimos ao final da postagem: Frutal vai sofrer com enchentes.

Venho cantando essa pedra há algum tempo. Tenho especial preocupação com a avenida Homero Alves. Quando vejo bairros como Waldemar Marchi, Frutal II, Frutal III, entre tantos outros, serem asfaltados sem a existência de piscinões ou contenções da água das chuvas, dá calafrios. Acho que o que aconteceu ontem foi um alerta a toda comunidade e, especialmente, aos órgãos governamentais para que uma luz AMARELA se acenda quanto ao problema.

Hoje temos ferramentas em Frutal para ajudar a buscar soluções para esse tipo de situação. Temos o Hidroex, temos deputado estadual e secretário de estado. Espero, de verdade, que todos voltem seus olhos para esse “calcanhar de Aquiles” do município. Ou a penalidade será cada vez maior. E quem vai pagar a conta somos nós, frutalenses.

Enchente em Frutal – vídeo – clique para assistir.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: