Eleições 2016: os prazos vão se afunilando

urnaA corrida eleitoral vai se afunilando com os prazos do calendário estabelecidos pela Justiça. O próximo evento importante nesse sentido será no dia 2 de junho, quando termina o prazo para ocupantes de cargos públicos de confiança (secretários municipais, presidentes de autarquias, etc.) pedirem suas saídas caso tenham interesse em disputar o pleito em outubro. Assim, algumas alterações deverão ocorrer no panorama geral da cidade.

Dentre as alterações, pelo menos dois secretários municipais devem pedir sua saída pensando na disputa eleitoral: Zé Luís, secretário de educação, e Edimar Reis, secretária de cultura e esporte. Ambos devem entregar seus pedidos se saída ao prefeito no dia 2 de junho e ficarem aptos para a disputa. Além deles, outros possíveis candidatos também deverão estar de saída do HidroEX e outras autarquias e repartições municipais e estaduais.

Passado esse prazo estipulado por lei, o próximo passo será a realização das convenções municipais, previstas entre 20 de julho e 5 de agosto deste ano. Já o pedido de registro das candidaturas pode ser protocolado até o dia 15 de agosto, sendo que as campanhas eleitorais só poderão começar, oficialmente, no dia 16 de agosto.

Ou seja, com os prazos correndo, as intenções também devem se afunilar. Frutal deverá ter, no passo em que a coisa está andando atualmente, três ou quatro candidatos a prefeito. Claro que isso pode mudar e o número pode ser diferente para mais ou para menos, mas, no momento atual do jogo de xadrez, esse é o número de possíveis candidaturas no município.

Resta saber quem vai ter fôlego, companheiros e força para chegar até às convenções em condições de articulação que permitam coligações e suporte para levar a candidatura adiante. E não falo apenas dos apoios políticos, mas também dos recursos financeiros, mesmo que a reforma eleitoral tenha deixado mais “barata” as eleições com a redução de tempo e as vedações de materiais publicitários.

De tudo isso, só podemos aguardar agora como o jogo vai acontecer. É fato que, a cada dia que passamos, mais nos aproximamos às definições. E a tendência, a partir de agora é que a chapa apenas “esquente” cada vez mais. E estaremos acompanhando tudo de perto.

Um abraço e até a próxima!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: