Noticias

O Gosto do Natal

Qual é o gosto do Natal? Essa foi a pergunta que fiquei matutando quase que o dia todo hoje. Véspera de Natal, ceia, família, desejos de felicidades (uns sinceros, outros nem tanto) e minha mente voltou lá para o ano de 1995, quando ainda morava na rua Roque Portari, no auge dos meus 12 anos, quando o Natal era uma magia só. Meus avós Ignacio e Ethna vinham de Ribeirão Preto (minha terra natal) para passar a data conosco. Minha avó Irma e minha tia Sônia, também eram presenças certas, além de um ou outro amigo mais chegado. E o dia 24 em casa era uma profusão de cheiros e sabores. Era o peru de Natal assando, bolo de nozes, quindim, ambrosia, brigadeirão, pudim de pão mas, uma das coisas que mais me marcava era o cheiro das frutas que invadiam a casa: uvas, abacaxi, pêssego, nectarina, ameixa… O Natal era uma profusão de cheiros, de felicidade e, acima de tudo, de união e diversão.

E, perdido nesses pensamentos  durante umas boas horas entre uma arrumação e outra em casa, me veio o “gosto do Natal”… um delicioso bolo de nozes, receita antiga lá dos tempos da minha bisavó Mera e do bisavô Romeu, mas que me encantava a cada mordida. O gosto do Natal era de nozes, com cheiro de frutas, mas recheado principalmente de carinho, união e muita, mas muita diversão.

Hoje, já sem meus pais, sem meus avós, sendo eu um adulto “jovem”, pai de uma criança de 4 anos e “paidrasto” de uma “moleca” de quase 19, fico perguntando qual será o gosto do Natal para a minha pequena Estela. Ela vive intensamente essa magia natalina. E, graças a Deus, consigo reunir em casa todos os anos seus avós maternos, sua bisavó materna, além de tios e primos, que, somados, vão criar o “gosto” do Natal da Estelinha. Provavelmente quando ela estiver lá beirando os 30, se for mãe, se estiver casada, se eu estiver longe, ela também irá parar por algumas horas no dia 24 e pensar no “gosto do Natal” dela. E espero que ele seja tão doce quanto o meu.

Feliz Natal para todos, mesmo para aqueles que hoje vivem em minhas lembranças.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: