Opinião: pré-candidaturas a prefeito se afunilam e se resumem a quatro nomes

urnaJá estamos passando pelo mês de maio e os bastidores da política em Frutal começam a se movimentar de forma mais intensa. Pelo menos, é o que parece quando se observa as conversas e aparições de pré-candidatos daqui e e ali, em especial, nas redes sociais e eventos beneficentes. Ou seja: os contornos das pré-campanhas começam, timidamente, a aparecer. Mas, no entanto, se acompanharmos a evolução desse assunto nos últimos seis meses, parece que temos apenas quatro pré-candidatos ainda com fôlego para chegar às convenções municipais: Eduardo Rodrigues, Toninho Heitor, Ciça e Caio Heitor Duarte. Os demais pré-candidatos que se colocaram no início dessa jornada ou perderam um pouco de fôlego ou começam a realinhar suas intenções para as eleições, pensando em disputar uma vaga na Câmara Municipal, por exemplo.

Muitos, a essa altura do texto, me perguntarão sobre a ausência de dois nomes na lista acima: Narcio Rodrigues e Mauri Alves. Na minha opinião – e vejam bem, é uma opinião “subjetiva” (qual delas não é?) – Narcio não deverá entrar na disputa pela prefeitura por alguns motivos: o fortalecimento do PSDB no âmbito nacional e o fato de estar para presidir o Parlamento Mundial das Águas. Projetos extremamente grandes e que ocupariam boa parte do tempo e de sua atuação política. No entanto, claro, que segue sendo um nome de peso que, se colocado na disputa, pode realinhar toda as estratégias que temos visto dos pré-candidatos.

Já Mauri Alves amarga um final antecipado de mandato. Protestos, greves, falhas graves no atendimento a demandas da população, entre outras coisas, fazem com que seus índices de rejeição apareçam muito altos. Fora isso, não temos visto uma agenda de “pré-campanha” do prefeito que, além de tudo isso, ainda tem que perder tempo explicando a ausência do vice-prefeito Frontino Santana que, conforme explicações, se ausentou da cidade por motivos particulares.

Daquela lista de quatro nomes corre pela cidade a informação de que Toninho Heitor e Ciça devem compor uma chapa, ou seja, disputarão as eleições juntos, reeditando a dobradinha de 1992, quando Toninho e Zanto (marido de Ciça) disputaram a prefeitura pela primeira vez. Somados os mandatos de ambos, teremos 16 anos de gestões municipais (dois mandatos de cada) no mesmo palanque. Ainda resta saber, também, se Ciça será mesmo candidata ou se terá que brigar na justiça para tentar ter seu nome nas urnas (apesar das versões de advogados de defesa e tudo mais, é óbvio que haverá ações de impugnação que deverão ser apreciadas pelo Tribunal, ou seja, muito possivelmente se seu nome se confirmar ficará dependendo de uma decisão dos desembargadores).

Caio Heitor Duarte tem feito seu trabalho de pré-campanha e definiu agora uma agenda de ações nesse sentido. O lançamento oficial de sua pré-candidatura deverá ser no início de junho em evento na Câmara de Frutal. Fora isso, outras ações partidárias serão realizadas pela cidade.

Por fim, Eduardo Rodrigues segue firme em seu propósito de ser um terceiro nome na disputa. Ele tem feito seu trabalho em redes sociais e promete vir com tudo nos debates para poder falar sobre o passado e o futuro de Frutal com seus concorrentes.

O cenário começa a se contornar. Claro, que ainda é um esboço muito inicial. Mas já podemos imaginar o que acontecerá daqui para frente. E aguardar as tão esperadas respostas sobre apoios: quem Arnaldo vai apoiar? Quem Narcio vai apoiar? Quem terá a seu lado maior força estadual ou federal? Com a palavra, a roda da política…

rrochaok

jarbinhas

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: