Noticias

Ação contra prefeito eleito, redes sociais e eleições brasileiras

Um dia após a matéria do Diário da Região, de São José do Rio Preto, informando sobre uma ação pedindo a cassação do prefeito eleito de Frutal, as reações em redes sociais foram as mais variadas.

Numa rápida olhada em perfis do Facebook e em grupos de discussão, podemos destacar comentários favoráveis e contrários à ação, tais como:

Nereida Pimenta: para com isso gente a politica acabou não ganhou na urna não ganha mais em nada.

Luciano Julusi Dinheiro ganha eleicao

Nancy Donizete Batista: Não aguento mais tantas mentiras do TH,depois das pesquisas falsas mais uma,agora compra de votos,não adianta acabou a quedinha,,seria mais digno se reconhecesse a derrota,e fosse procurar o que fazer do que ficar remoendo coisas que ja foi decidido pelo o povo de Frutal e nada vai mudar MAURI É O PREFEITO DE FRUTAL! AH PAPAI NOEL TAMBÉM EXISTE!KKKKKKKKKKKKK

Ana Luiza Bernardes Eu acredito que tudo deve ser apurado se houver provas, se não houver provas relevantes o futuro prefeito vai sair ainda mais forte de tudo isso pois terá passado pelo crivo da justiça e será dado mais um tiro no pé pelos seus opositores…no aguardo.

Nessa gama de comentários, chama a atenção o fato como as eleições ainda mexem com os ânimos dos eleitores e, mais que isso, num aspecto geral, como no Brasil muitas eleições têm sido decididas “a posteriori” do fechamento das urnas.

Para citar exemplos de cidades que passam pelo mesmo tipo de processo, temos Uberaba, onde uma ação parecida com a de Frutal é movida pelo candidato Lerin contra o prefeito eleito Paulo Piau. (http://eleicoes2012.jmonline.com.br/noticia/1/em-uberaba/66377/lerin-quebra-clima-de-paz-e-amor-e-questiona-resultado-da-eleicao)

Em Triunfo, no Rio Grande do Sul, o Ministério Públicio pediu a cassação do prefeito eleito Marcelo Essvein (PDT) por conta de compra de votos (matéria completa: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/eleicoes/2012/noticia/2012/10/promotor-pedira-cassacao-de-prefeito-eleito-em-triunfo-rs.html).

Em Marília, SP, a justiça cancelou as eleições também numa situação parecida, com a cassação do registro de candidatura de Vinicius Camarinha em ação movida contra ele por seus adversários na eleição (http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/11/decisao-cancela-eleicoes-em-marilia-diz-presidente-da-oab.html).

Em 2012, ao que parece, as eleições não terminaram em 7 de outubro. E a despeito de quaisquer opiniões favoráveis ou desfavoráveis em Frutal – e não vou entrar no mérito da questão – a expectativa agora é esperar a justiça trabalhar e apresentar o veredicto aos maiores interessados: o povo frutalense.

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: