Noticias

“Você erra 100% das tacadas que não dá”*

Nesta semana, meu amigo jornalista João Cerino me enviou um texto que, ao lê-lo, achei que valeria a pena republicar na minha coluna. A autoria do texto é de Aldo Novack, conferencista e coach empresarial. Como gostei muito do texto, uso-o na coluna desta semana. Reflitam…

“Entendendo alguns princípios básicos de como o Universo funciona, tudo fica mais fácil. Uma das regras diz que aquilo que você não tenta, não consegue. Será tão difícil de entender isso? Aquilo que você não tenta, não consegue.
Simples e direta, essa norma parece ser uma das mais difíceis de implantar na mente das pessoas que dizem querer algo. Dizem que querem, mas não tentam sistemática e consistentemente. Dizem que querem, mas assim que surge o primeiro e inevitável desafio, desistem.
Dizem que querem, mas assim que o programa de TV começa a passar, desligam o cérebro e entram em transe, vivendo outras vidas. Dizem que querem – desde que não tenham que pagar o custo do projeto, em termos de dedicação, horas e suor.
Não importa quantas vezes você diga que quer algo. Se você não fizer repetidamente as coisas que levam você até este algo, nada tenderá a acontecer.
Sabe qual a razão das pessoas desistirem tão rápido de tudo? Ficam desapontadas com as falhas, os tropeços e as quedas intermediárias, entre o ponto no qual estão e o ponto para o qual desejam ir.
Parte das pessoas até tenta, mas assim que as primeiras quedas e fracassos ocorrem, desistem de tudo. Acontece que os fracassos intermediários são absolutamente necessários e devem ser esperados. É uma questão de física e matemática.
Ninguém parece ter explicado para elas, quando crianças, que os tropeços, falhas e quedas são exatamente o caminho que leva ao sucesso! Não há outro caminho.
Lembra-se do conto dos Três Porquinhos? Os dois primeiros porquinhos tiveram suas casas completamente destruídas pelo Lobo Mau, antes que o porquinho chamado de “Prático” construísse sua casa com tijolos e cimento. Os fracassos com as casas construídas pelos dois primeiros porquinhos, uma feita de palha, e outra de madeira, mostram que o processo que leva ao sucesso é exatamente o fracasso intermediário.
A falha sempre vai acontecer, sempre vai surgir, porque ela é parte inerente do processo que leva ao sucesso. Deixe-me repetir para que você fixe isso claramente: a falha sempre vai acontecer, por ser parte inerente ao processo que leva ao sucesso.
Quem está nas arquibancadas, assistindo, não tropeça, não cai e não escuta vaias. Se você falhou, fracassou, caiu… é porque ainda esta no jogo, ainda está no time que busca a vitória, está dando as tacadas e, com sorte, aprendendo como melhorar seu jogo. É isso o que o jogador de hockey, Wayne Gretzky, tentou explicar quando disse que “você erra 100% das tacadas que não dá”.
Quantos gols Ronaldinho teria feito, se não participasse de nenhuma Copa do Mundo? Quantas corridas Senna teria ganhado se não participasse de nenhum grande prêmio?
Pense naquilo em que você teve sucesso no passado, algo que tenha conquistado e que faz parte da sua história de vida. Você teria tido esse sucesso se tivesse ido para um guarda-roupas e se escondido do mundo lá dentro? Com toda a sinceridade, sua resposta deve ter sido um sonoro “não”.
Você falhará, no caminho para o sucesso? Claro que sim. Mas isso é muito bom. Este é um indicador de que você continua no caminho, continua no jogo e continua a avançar”.

*Texto publicado na “Coluna do Portari” no dia 31 de março de 2006, na edição 832 do Jornal Pontal do Triângulo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: