Homem sofre choque anafilático ao ser atacado por marimbondos

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Um caso chamou a atenção ontem no bairro Jardim do Bosque: um homem sofreu choque anafilático após ser atacado por um enxame de marimbondos. Por ser alérgico ao veneno do inseto, chegou a ter parada cardiorrespiratória e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O fato, apesar de não ser tão comum, serve de alerta para muitas pessoas que possam ter alergia a picadas de insetos e não sabem.

O choque anafilático é perigoso e precisa de atendimento médico para garantir total recuperação do paciente. Ele ocorre poucos segundos após o corpo ter contato com a substância alergênica, provocando sintomas como dificuldade para respirar, inchaço da boca ou chiado ao respirar, por exemplo.

Geralmente, o choque anafilático é uma reação muito grave que pode colocar em risco a vida do paciente, por isso, o que se deve fazer é chamar imediatamente uma ambulância. O choque anafilático pode surgir quando se ingere um alimento a que se é alérgico, como amendoim ou camarão, por exemplo, mas também pode acontecer devido ao contato com outras substâncias alérgicas, como a picada de uma abelha ou contato com látex.

O tratamento para o choque anafilático deve ser feito o mais depressa possível no pronto-socorro ou em um hospital, com a injeção de adrenalina subcutânea e o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

Nos casos mais graves, em que o inchaço da garganta impede a passagem do ar para os pulmões, é necessário realizar uma cricotireodostomia, que é um procedimento cirúrgico para fazer um pequeno corte na garganta e manter a respiração, de forma a evitar complicações graves como alterações cerebrais.

Após o tratamento para choque anafilático pode ser necessário que o paciente fique algumas horas internado no hospital, pois é importante observar todos os sinais e sintomas para evitar que o choque anafilático volte a surgir.

rf2015d

pizzaclubslider

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: